Porque o design responsivo é importante?

Porque o design responsivo é importante?

Você tem acessado a internet pelo smartphone ou tablet? Sim? Bom, você já deve ter reparado que existem sites difíceis de serem usados nestas telas menores ou mesmo nem funcionam nestes dispositivos. Isso acontece pois eles não são responsivos. Com um site responsivo, não importa o tipo de aparelho: irá funcionar adequadamente. Mas precisa ser responsivo? Não é exagero ou mesmo frescura? Para para pensar: só em 2013 a venda de smartphones bateu recorde de 35,6 milhões de unidades (já fazem dois anos); e a previsão para 2015 mostra que tablets irão vender mais que computadores (PCs). Pronta resposta: cada vez mais pessoas farão buscas, lerão emails, visualizarão sites e farão compras a partir destes dispositivos.

Desde abril de 2015, se o seu site não for adaptado para smartphones e outros disposivitos móveis terão menos força de busca no Google. “Com as pessoas fazendo cada vez mais buscas em seus dispositivos móveis, queremos ter certeza de que elas podem encontrar conteúdo não apenas relevante e oportuno, mas também fácil de ler e de interagir em telas menores” dito por um porta-voz do Google ao The Wall Street Journal. Está na hora do seu negócio, empresa, instituição ter um site responsivo.

O desenvolvimento de um site responsivo não é tão complicado quanto parece ser. Em regra não é preciso um layout para cada tipo de dispotivivo. O site responsivo se adapta aos diferentes formatos de tela e de resolução necessárias. Desta forma, torna seu conteúdo legível em qualquer tipo de smartphone, tablet ou computador.

O importante de tudo isso é melhorar a experiência do usuário (UX). Garantir legibilidade de conteúdo de uma página, independente da plataforma que seu cliente usa para acessa-la. Estão nos detalhes as facilidades de navegação:

  • Espaço nos links para que o dedo não esbarre em algo que não queira abrir;
  • O site deve dispensar a utilização do recurso de “zoom”;
  • Melhor encaixe das imagens, textos e mídia para facilitar a leitura.

Mais motivos para adotar um design responsivo para o seu site

Redução de custos: gerar várias versões de um mesmo site é um processo caro e demorado e atrasa o posicionamento da marca. Além disso, ao ter vários sites,cada um deles terá endereços (URLs) diferentes o que faz com que os buscadores (como Google) não indexem de forma apropriada, podendo o seu site ser penalizado por duplicação de conteúdo.

Redes sociais: os esforços nestas plataformas normalmente levam o usuário a uma página de aterrissagem (landing page) ou a um anúncio para dispositivos móveis. Se o seu site não for responsivo, haverá dificuldades para este tipo de acesso e o visitante não terá uma boa experiência de navegação.

Até junho de 2015, 22% dos acessos a plataformas sociais na América do Sul são feitos através dos dispositivos mobile, de acordo com o relatório “Mobile Social Networks Set to Experience Rapid Growth as Mobile Penetration Rates Rise”, e de acordo com a Pyramid Research, a perspectiva é que esse percentual chegue a 55% até o final de 2015.

Um projeto de site responsivo torna-o mais acessível também! Por estes e ainda outros motivos não citados, nós da Royal Inédita indicamos que o seu site tem que ser responsivo.

Artigo de Inédita.

Pin It

Deixe seu comentário