Construa seu Plano de Negócios

Construa seu Plano de Negócios

Um Plano de Negócios é um documento que descreve cada detalhe do seu empreendimento e que consiste das seguintes etapas: capa, Sumário Executivo, Descrição da Empresa, Análise de Mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional, Plano Financeiro, Construção de Cenários e Avaliação Estratégica.

O Plano de Negócios é o documento mais importante que você terá de fazer para que a sua empresa se desenvolva e sobreviva, portanto não deve ser feito do dia para a noite. Veja passo a passo para construir um P.N ideal:

Tire a ideia da cabeça:  Esta parte é meio óbvia, mas vale ser lembrada. Antes de tudo, projete sua ideia para um papel, descrevendo como você imagina seu empreendimento, quais são os seus objetivos, a sua missão e os seus valores.

Cuidado com o timing:  Se a sua empresa estiver dentro de um mercado muito competitivo ou se você tiver pressa para pôr sua ideia em prática, faça um “Modelo de Negócios”. É uma versão muito mais simples do Plano de Negócios e que ajuda o seu empreendimento a sobreviver até que você inicie o Plano.

Seja organizado:  Em geral, um Plano de Negócios bem feito e detalhado possui no mínimo 20 páginas, sendo que grande parte dele consiste em pesquisas, práticas da teoria e análises de resultados. Portanto, organização é essencial!

Mantenha seu plano sempre atualizado:  Esta parte é importante porque muitos bancos pedem pelo P.N na hora de buscar créditos e, com o documento atualizado, mais investidores podem ser atraídos pelo seu negócio. Sem contar que seu negócio pode estar em constante mudança, o que é necessário constar no papel.

E com seu Plano de Negócios pronto, você está pronto para mostrá-lo a um investidor e realizar o empreendimento que você sempre sonhou!

Boa sorte!

Pin It

Quem viu, também gostou de...

Deixe seu comentário