Para Nossa Alegria… os Memes!

Para Nossa Alegria… os Memes!

Apesar de ser muito difícil encontrar quem não conheça o Nanokid do Enem 2013, o Rei do Camarote ou a famosa frase do Renato Aragão: “No céu tem pão?”, nem todos sabem o que é um meme.

Memes, de um modo simples, são todas as coisas que fazem sucesso e se espalham rapidamente, desde vídeos (A Banda Mais Bonita da Cidade), fotos (Anne Plamitoway), bordões (“É Friboi?”) e até mesmo desenhos (Troll face). Apesar de serem mais frequentes na internet, alguns memes, como o Ronaldo, vieram da TV ou de outras mídias.

Não existe uma fórmula secreta para criar memes, eles simplesmente acontecem quando menos se espera. Na maioria das vezes, são situações cotidianas (ou nem tanto) que fazem sucesso por serem engraçadas por si próprias ou, às vezes, com a ajuda de montagens.

Apesar de parecer estarem aí por pura diversão, os memes também são um negócio sério. A Keep Cooler, por exemplo, já  usou os memes Forever Alone, Me Gusta e outros para estampar as tampinhas das garrafas. Além disso, os memes já renderam muitos debates importantes sobre a cultura jovem e sobre como eles influenciam as novas formas de expressão.

À medida em que a internet vira algo mais cotidiano e com acesso a todos, os memes crescerão e se espalharão cada vez mais. Motivo esse do sucesso e da influência deles ser grande.

Referências desta publicação

Pin It

Quem viu, também gostou de...

Deixe seu comentário